EPHESUS Therapeutikum

ephesus logo


Ephesus Therapeutikum foi o nome escolhido pela equipa pelo grande significado de Ephesus, a mais antiga cidade cristã grega, na difusão do cristianismo, conservando os antigos mistérios espirituais.
O mistério de Ephesus está directamente ligado com a força da Palavra - o Verbo Divino.
Em Ephesus na Antiguidade, uma grande actividade era o intercâmbio cultural e mercantil o que fez de Ephesus um grande centro de difusão cultural.
O Templo de Artemis em Ephesus foi um centro de terapias e quase considerado um hospital. Ephesus abrigou durante muitos anos uma escola de medicina. Adoptar o nome Ephesus para nós é motivo de grande orgulho mas também nos envolve na responsabilidade de difundir e praticar a Medicina Antroposófica através de um trabalho interdisciplinar.
Já a idealização do nosso logotipo, mostra uma montagem de imagens com um significado profundo que orienta o nosso modo de trabalhar:
ephesus1
O Bastão de Mercúrio - Deus da medicina e do mercado - aquele que é o mensageiro entre o Divino e o Terreno, as actividades de troca buscando o equilibrio. Numa consulta médica ou numa terapia antroposófica o acto terapêutico está entre aquele que procura e aquele que tem algo para dar. Há um intercâmbio de necessidades. Tanto o paciente como o terapeuta saem enriquecidos e renovados desta relação. Inspiramo-nos nas ruinas do templo de Artemis em Ephesus do qual só restou uma coluna erecta, símbolo de ligação entre o efêmero material e que pode ser destruido com o divino e eterno. Adoptamos a estilização do Bastão e apenas uma serpente e claro esperamos que o observador faça na sua mente, o desenho da serpente que falta e das filigranas do bastão. Assim estamos a provocar uma atitude activa de pensamento imaginativo naquele que observa nosso logotipo.
ephesus2

As linhas onduladas (3) compõem com a segunda serpente, que não está desenhada, e que sobe pelo bastão de Mercúrio, quatro campos de actuação da medicina antroposófica e das suas terapias: nos âmbitos do Corpo Físico, Etérico Astral, e da Organização para o Eu humanos. Inspiramo-nos nas escadarias do Anfiteatro em Ephesus e é como se olhássemos o palco composto por colunas rectas e nos víssemos a nós mesmos, de novo, na nossa materialidade como expectador e, na nossa divindade, como co-criadores.
ephesus3

As 3 linhas rectas se inspiram nas bases da medicina antroposófica que considera o Homem dotado de 3 grandes Sistemas que o integram: O sistema neurosensorial, o Sistema Rítmico e o Sistema Metabólico- Motor cujas desarmonias provocam os estados de doença. Deixam-se incompletas na definição dos 3 planos da tridimensão para incentivar aquele que medita sobre este logotipo, a completar a sua harmonia tripartida. Assim também é em todos os processos terapêuticos: Mostramos o caminho, andamos quanto necessário juntos e soltamos as mãos para que em liberdade o paciente –amigo possa alcançar ele mesmo a sua cura.

Envolvidos nestas imaginações em 2012 fundamos o Ephesus Therapeutikum.



mauro


Dr. Mauro Menuzzi

medicina@ephesus.pt

Medicina Geral Antroposófica, Medicina Interna, Homeopatia, Otorrinolaringologia, Distúrbios do desenvolvimento, de aprendizagem e concentração – Medicina Escolar

O Dr. Mauro Menuzzi, médico clínico geral, com o nº da ordem 46622, é formado em Medicina no Brasil, com especialidade em Otorrinolaringologia cirúrgica e clínica. Ampliou os seus conhecimentos no Brasil e formou-se em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia.
Completou os seus estudos na Alemanha especializando-se em Medicina Antroposófica pela Filderklinik, em Stuttgart.
Trabalhou durante 15 anos como médico clínico e médico escolar na Alemanha em duas escolas Waldorf na região de Stuttgart.
Trabalha há 7 anos em clínica privada em Lisboa na área do atendimento médico. Dá assistência médica à Casa de Santa Isabel em São Romão-Seia (Instituto Sócio-Terapêutico). É médico escolar dos Jardins de Infancia Waldorf "Pé da Romã" em Sintra e "Infância Viva" em Lagos.

É co-idealizador e co-realizador do Boletim Informativo da AMA-"Lucia-Lima". Foi o responsável pela introdução em Portugal da Terapia das Rotações através da realização de dois cursos para terapeutas.
Iniciou em Portugal o Curso de Formação em Quirofonética tendo fundado a Escola de Quirofonética em Portugal, escola que promove cursos de formação desta terapia. É membro activo da Associação de Medicina Antroposófica em Portugal - AMA-, promovendo cursos e palestras em diversas áreas relacionadas com a saúde, educação, desenvolvimento infantil e auto-conhecimento.
Pai de quatro filhos, cuja educação foi auxiliada pela pedagogia Waldorf, dedicou vários anos da sua vida à infancia e aos seus tesouros através da realização de actividades teatrais, musicais, lúdicas e de dança, o que lhe permitiu adquir um vastíssimo repertório neste âmbito.



rosario


Rosário Simões

pressel@ephesus.pt

Massagem Pressel e Quirofonética

Maria do Rosário Garcia Ramos Simões
1984 - 12ºano -artes
1987 - Início do contacto com a Antroposofia
1999 - Conclusão do Curso de Massagem Pressel pela escola Puerta del Sol em Plasência
2010 - Conclusão do Curso Biográfico realizado em Portugal pela formadora Marié de Uña
2011 - Conclusão do Curso de Quirofonética pela Escola de Quirofonética de Portugal
Desde 2005 que colabora e trabalha no âmbito da medicina antroposófica.
Actualmente é terapeuta de massagem Pressel e Quirofonética na equipa Ephesus em Lisboa e em Cascais. Na escola da Harpa e Alhandra também tem um espaço de terapia para colaboradores e alunos.



vica


Maria Everilde Miranda da Silva (Vica)

biografica@ephesus.pt

Trabalho Biográfico e Massagem Pressel

Nasce em 1942. Viúva, tem 1 filho e 1 filha adultos e 3 netos adolescentes.
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa em 1968/1975, com Seminário Final nas Teorias da Motivação Escolar de Jovens. Trabalha 40 anos em Emprego e Formação de Jovens e Adultos, em Instituições Públicas e Agências de Educação de Adultos, Intervenção e Desenvolvimento Local.
A partir 2001 alarga os seus estudos e interesses à Antroposofia, fazendo Cursos de Massagem, Trabalho Biográfico e Psicoterapia (2009-2014). Desde 2007 trabalha como Massagista e Biógrafa. Actualmente, integra a equipa Ephesus.
É membro da Sociedade Antroposófica desde Janeiro de 2011.



rosa


Rosa Halpern

biografica@ephesus.pt

Trabalho Biográfico e Quirofonética

Rosa Maria Morais de Magalhães Ribeiro Halpern nasceu em Chaves em 1959 e é mãe de dois filhos.
Licenciou-se em Filosofia e pós-graduou-se no Curso de Conservadores de Museu, tendo trabalhado em Museologia e Arquivística.
Em 2009 termina a Formação de Trabalho Biográfico com Marié de Uña e trabalha desde então como Terapeuta Biógrafa.
Em 2014 termina a Formação em Quirofónética na Escola de Quirofonética de Portugal e trabalha como terapeuta neste âmbito.
Integra a equipa Ephesus Therapeutikum desde 2013.



alexa


Alexa Rosenbaum

arte@ephesus.pt

Arte - psicoterapia

Formada em Arte-Terapia e Arte-Psicoterapia na Freie Kunststudienstätte Ottersberg – Instituto de Artes e Arte-Terapia, em Bremen, Alemanha.
Trabalhou como Arte-Terapeuta com pacientes psiquiátricos e psicossomáticos de todas as idades em clínica antroposófica e clínica psiquiátrica, na Alemanha. Formou ateliers de arte-psicoterapia e ateliers com cursos de Arte nestas clínicas, e actualmente em Lisboa com o Therapeutikum Ephesus.
A sua prática artística inicia nas Artes Plásticas e posteriormente trabalha com a Pintura Abstrata, sempre com o foco no assunto das cores e luz.



joana


Joana Carvalho

joanacn@gmail.com

Reabilitação Psicomotora

Licenciada e Mestrada em Reabilitação Psicomotora – FMH – Universidade de Lisboa.
Trabalhou em instituições, hospitais, escolas e clínicas privadas em atendimento a crianças com perturbações de desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem.
Conhece a Antroposofia através do médico dos seus filhos em 2014, e a partir daí tem vindo a frequentar workshops e oficinas antroposóficas e incorporando esses conhecimentos na prática clínica. Formada em Terapia das Rotações pela AMA. A frequentar o curso de Pedagogia Curativa e Socioterapia na Casa de Santa Isabel.



EPHESUS Therapeutikum
Rua Alexandre Herculano 19
1250-008 Lisboa

Tel: 213 558 060
Fax:213 144 087
e-mail: info@ephesus.pt