Tempos de crise
Classe Extra

"Se amamos aos homens meramente
como são, degradamo-los; se os
tratamos como se fossem o que
deveriam ser, levamo-los aonde
devem ser levados."
J.W. Goethe


Neste momento de tantas mudanças nas nossas vidas, devido à pandemia do COVID-19, muitas famílias, principalmente as que possuem crianças em casa com dificuldades de aprendizagem ou deficiências, devem sentir-se perdidas quanto ao que fazer para ajudar os seus filhos.

Como estabelecer uma rotina? Como elaborar as atividades em casa? Como apoiar nas dificuldades da criança? Tudo isso gera ansiedade nas famílias e, consequentemente, nas crianças. Muita informação está a ser disponibilizada na internet, porém é necessário saber filtrar todas essas informações, saber escolher o que realmente pode ajudar as características especificas individuais de seu filho.

O meu objetivo é ajudar os pais e os educadores a conseguir que os filhos sejam capazes de gerir os seus impulsos, encontrar o seu equilíbrio perante os novos desafios, desenvolvendo a sua aprendizagem de maneira saudável.

Estarei à disposição das famílias, oferecendo apoio e instrumentos que podem ser usados de imediato, para ultrapassar preocupações e dúvidas relacionadas com o desenvolvimento  do seu filho.
Desejo a todos que possam observar este caminho que estamos a passar e veremos nele muitas flores.



Importância das brincadeiras de ritmo

Em situações como essa, de isolamento social, precisamos de estar atentos à vitalização das crianças. Temos observado que, com o aumento do uso de meios de comunicação virtuais, modificações do ritmo de não ir à escola, maior tempo disponível para jogos virtuais, já estão a ocorrer situações de desvitalização das nossas crianças. Decorrem não somente do stress que elas estão a viver mas também da falta de ritmo nas suas atividades.
Esse stress retira as forças vitais das crianças fazendo-as sentirem-se cansadas. Esse cansaço não é um cansaço físico, como o cansaço que temos quando fazemos muitas atividades, é um cansaço emocional e psíquico, é um esgotamento lento e duradouro.
Esse esgotamento afeta todo o nosso organismo, e ocasiona uma desregulação no nosso sistema rítmico. 
O nosso sistema rítmico é responsável em manter a saúde e a harmonia vital. Ritmo é o alimento para o sistema rítmico. Através de jogos com músicas rítmicas, podemos regular o ritmo do corpo da criança e restabelecer a sua vitalidade, eliminando assim o esgotamento. Fisiologicamente estamos a trabalhar diretamente sobre a circulação e a respiração com um teor lúdico, alegre e animado. Vocês poderão verificar que depois dessas brincadeiras as crianças começam a sentir-se mais ativas, as bochechas mais rosadas e terão um sono mais regulado. Isso não acontece da noite para o dia, deve ser praticado e deve ser uma brincadeira prazenteira de alimento de vida para as crianças.
Apresento aqui um exemplo de Brincadeira Rítmica e também um link de um grupo no Brasil que ensina brincadeiras rítmicas com as mãos.



Camila Fortes
fortescamila@hotmail.com
Tel: 912 523 456