COVID-19
Psicomotricidade

Este tempo atual de recolhimento convida-nos a repensar muito as nossas vidas, a fazer um movimento para dentro de nós e para o nosso microcosmos, com o coração na humanidade. Antes deste surto epidémico, muitos de nós vivíamos em ritmo acelerado, em stress, em esforço constante. Agora, muitos de nós temos tempo para nos cuidar e aos nossos próximos, com consciência, serenidade e com muito agradecimento pela dádiva da vida.

Ao cuidarmos de nós estamos a criar um boomerang de disponibilidade física, emocional e mental para potenciar também melhorias ao nosso redor.

Para quem tem crianças a seu cuidado, tem o desafio agora acrescido de responsabilidade pelo desenvolvimento de um ser, que precisa de ser nutrido em vários aspetos. Como Psicomotricista, entendo essa necessidade de aporte vivificante a nível físico, emocional e mental. Por isso sugiro atividades motoras em família que sejam desafiantes do ponto de vista cognitivo, adequado à faixa etária da criança. As atividades devem também ser fruitivas, pois se nos divertirmos estaremos a libertar hormonas de prazer, que tanto são necessárias neste momento que vivemos.

Dê muitos abraços às crianças, privilegie o toque, que é muito securizante. É um privilegiado nos dias que correm ter quem abraçar! Se não for o caso, mime-se a si próprio (sim!, consegue dar beijinhos no seu joelho?) e faça auto-massagem.

Sugiro estas atividades, que são pensadas para promover o desenvolvimento genericamente, e para proporcionar gargalhadas em família. Estão organizadas pela potencialidade de materiais que certamente terá em casa.

Boas brincadeiras!








Joana Carvalho
joanacn@gmail.com
Tel: 916 152 354