Fundo social

Ephesus Therapeutikum

Uma força inspiradora, uma ideia que existe por si.

Desde o início, em 2012, que cada um de nós vive em si a alegria e responsabilidade de concretizar um trabalho de serviço no âmbito da medicina antroposófica. Encontrar o caminho comum reconhecendo e respeitando a unidade, a individualidade. Este é o princípio orientador deste trabalho de comunidade. A descoberta do ser humano, descobrirmo-nos enquanto seres únicos dentro da Comunidade - o caminho da Humanidade.

Tem sido um permanente desafio a concretização deste trabalho de uma forma humana e socialmente justa. A saúde devia ser de acesso gratuito, cada pessoa deveria também ter a liberdade de escolha.

Portugal fez grandes progressos nesta área e hoje existe um serviço social de saúde de acesso a todos, o qual devemos louvar e felicitar pela sua existência. Nós enquanto protagonistas da medicina antroposófica, que ainda não é reconhecida oficialmente, deparamo-nos com a dificuldade de a poder exercer dentro deste modelo social já existente.

A medicina antroposófica é uma medicina ampliada porque reconhece e actua no homem não apenas no seu corpo físico, mas também na sua dimensão anímica e espiritual. Também por isso a sua actuação no mundo deve ser ampliada a todos. Por esta razão procuramos desenvolver novos modelos economicamente equilibrados.

Fundo Social Ephesus

Temos um Fundo Social Ephesus que acreditamos ser o “embrião” de um futuro modelo social de excelência. Até agora foi possível a sua existência com contribuições solidárias dos próprios membros da equipa terapêutica, donativos de pessoas que querem apoiar e acções - eventos criados também com o objectivo de angariar meios. Apesar da sua dimensão muito modesta tem sido possível, ao longo destes últimos 8 anos, apoiar pacientes e terapeutas.

A época actual, tão desafiadora e importante a nível planetário, exige de nós um olhar cada vez mais atento ao outro, às questões sociais e ao serviço à comunidade.

Assim, com o maior respeito por quem vive momentos difíceis, olhamos para a presente crise mundial como uma oportunidade de transformação. Esta crise colocou a nu muitas dúvidas nas formas e direcções do nosso mundo moderno. Também a equipa Ephesus partilha de muitos dos medos mas, paralelamente, sente a força e a inspiração para dar passos que permitam construir e solidificar novos modelos sociais. Somos apenas um pequeno grupo e queremos fazer a nossa parte nesta possibilidade de transformação mundial.

Este modelo social deve estar assente em transparência, só assim será possível desenvolver confiança. Sempre que há necessidade de apoio financeiro temos expectativa de que esta possa ser expressa e depois apoiada pela nossa equipa que responde tendo sempre presente a noção do todo. Queremos ajudar terapeuticamente todos quantos se revejam, necessitem e queiram os nossos serviços. Não é uma questão simples e construir respostas socialmente solidárias, igualitárias e fraternas é um permanente desafio.

Como acreditamos no papel destes possíveis modelos para uma sociedade mais harmónica, publicamos este texto com o objectivo de tornar pública esta nossa ideia de base que segue lado a lado com o serviço da medicina antroposófica. A medicina antroposófica caracteriza-se pela ampliação da visão do seu humano. Este entendimento contradiz-se, se não formos capazes de responder às necessidades de alguém porque não tem os meios económicos necessários.

Formas de colaboração

  • abraçar a ideia
  • participar em alguma das nossas actividades
  • donativos e patrocínios
  • contributos de ideias de modelos sociais existentes