A Educação Terapêutica Antroposófica é mais utilizada em crianças com deficiência, seja de ordem física ou psíquica, abrangendo os campos da pedagogia, da psicologia e da medicina. Observa o desenvolvimento cronológico da criança e os métodos necessários nas diversas idades. Abrange as pessoas que precisam de cuidados especiais nos aspectos, físico, emocional e mental.
Deste modo ajuda na superação da discrepância entre a individualidade e o seu instrumento corpóreo. Na educação terapêutica olhamos de modo geral para a saúde integral das crianças e, especificamente, para o desequilíbrio do seu desenvolvimento. Consequentemente, a terapêutica visará menos uma abordagem protocolada e elaborada intelectualmente e mais aquelas que surgem da observação exata dos fenómenos individuais. O respeito pela individualidade e singularidade de cada um distingue esta terapia de outras abordagens.
Enquanto o pedagogo orienta o seu trabalho para a harmonização de três grandes áreas (pensamento, sentimento e vontade), o pedagogo curativo irá orientar-se nas polaridades existentes em cada uma destas três áreas. Assim, a aérea do pensamento vai ser avaliada de acordo com a polaridade inerente a esta área. O sentimento e a vontade do mesmo modo. O pedagogo curativo não considera a deficiência como um mal em si, mas sim como uma forma extrema de algo que naturalmente reside em cada um de nós.
O método Classe Extra foi desenvolvido como forma de aprofundar o acompanhamento pedagógico com base na perspetiva holística do desenvolvimento humano. Os alunos são acompanhados algumas vezes por semana, fazendo exercícios físicos e jogos específicos, desenho de forma, modelagem, pintura, entre outras atividades. Quando necessário são também encaminhados para outras terapias.
A meta da Classe Extra é permitir que a criança possa resgatar lacunas do seu desenvolvimento, principalmente dos primeiros sete anos de vida, que se refletem mais tarde. O estudo da Classe Extra permeia os conhecimentos da área psicopedagógica e psicomotora, bem como estudos das neurociências.
A metodologia foi criada na década de 70 pela professora Waldorf Audrey McAllen que, com médicos e terapeutas antroposóficos, desenvolveu um método contendo recursos pedagógico/terapêuticos para o desenvolvimento individual dos aspetos motores e cognitivos através de exercícios psicomotores, atividades artísticas e criativas, desenho de formas, histórias terapêuticas e indicações estruturais do ritmo, alimentação e sono.
A quem se destina
Os atendimentos em consultório ocorrem de maneira diversa, visando o desenvolvimento integral da criança, utilizando os instrumentos da educação terapêutica e dos recursos da Classe Extra, além dos recursos da psicopedagogia e da educação especial.
Área de atuação:
Camila Fortes