Educação Terapêutica
Classe Extra






Educação Terapêutica com base na antroposofia

A Educação Terapêutica Antroposófica é mais utilizada em crianças com deficiência, seja de ordem física ou psíquica, abrangendo os campos da pedagogia, da psicologia e da medicina. Observa o desenvolvimento cronológico da criança e os métodos necessários nas diversas idades. Abrange as pessoas que precisam de cuidados especiais nos aspectos, físico, emocional e mental.
Deste modo ajuda na superação da discrepância entre a individualidade e o seu instrumento corpóreo. Na educação terapêutica olhamos de modo geral para a saúde integral das crianças e, especificamente, para o desequilíbrio do seu desenvolvimento. Consequentemente, a terapêutica visará menos uma abordagem protocolada e elaborada intelectualmente e mais aquelas que surgem da observação exata dos fenómenos individuais. O respeito pela individualidade e singularidade de cada um distingue esta terapia de outras abordagens.


Enquanto o pedagogo orienta o seu trabalho para a harmonização de três grandes áreas (pensamento, sentimento e vontade), o pedagogo curativo irá orientar-se nas polaridades existentes em cada uma destas três áreas. Assim, a aérea do pensamento vai ser avaliada de acordo com a polaridade inerente a esta área. O sentimento e a vontade do mesmo modo. O pedagogo curativo não considera a deficiência como um mal em si, mas sim como uma forma extrema de algo que naturalmente reside em cada um de nós.


Método CLASSE EXTRA - Recursos de apoio à aprendizagem

O método Classe Extra foi desenvolvido como forma de aprofundar o acompanhamento pedagógico com base na perspetiva holística do desenvolvimento humano. Os alunos são acompanhados algumas vezes por semana, fazendo exercícios físicos e jogos específicos, desenho de forma, modelagem, pintura, entre outras atividades. Quando necessário são também encaminhados para outras terapias.
A meta da Classe Extra é permitir que a criança possa resgatar lacunas do seu desenvolvimento, principalmente dos primeiros sete anos de vida, que se refletem mais tarde. O estudo da Classe Extra permeia os conhecimentos da área psicopedagógica e psicomotora, bem como estudos das neurociências.

A metodologia foi criada na década de 70 pela professora Waldorf Audrey McAllen que, com médicos e terapeutas antroposóficos, desenvolveu um método contendo recursos pedagógico/terapêuticos para o desenvolvimento individual dos aspetos motores e cognitivos através de exercícios psicomotores, atividades artísticas e criativas, desenho de formas, histórias terapêuticas e indicações estruturais do ritmo, alimentação e sono.

A quem se destina

  • É indicado para crianças e adolescentes que não despertaram naturalmente as suas capacidades, devido a traumas ou bloqueios em alguma fase das suas vidas - dificuldades psicomotoras, dificuldades na fala, atraso no desenvolvimento, etc.
  • Crianças e adolescentes que apresentam dificuldades na aprendizagem, como dislexias, transtorno de deficit de atenção, hiperatividade, dificuldade no processamento auditivo e visual.

Atendimento Psicopedagógico e Orientação Educacional

Os atendimentos em consultório ocorrem de maneira diversa, visando o desenvolvimento integral da criança, utilizando os instrumentos da educação terapêutica e dos recursos da Classe Extra, além dos recursos da psicopedagogia e da educação especial.

Área de atuação:

  • Orientação individual ou em grupo para o desenvolvimento cognitivo e motor diante das dificuldades, transtornos e distúrbios de aprendizagem e alfabetização;
  • Avaliação Clínica para prontidão escolar, dificuldades de aprendizagem e dificuldades motoras;
  • Apoio e Orientação para as famílias das crianças com indicações quanto ao ritmo, alimentação e sono;
  • Orientação e capacitação de professores no processo de inclusão das crianças com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem
  • Orientação e capacitação para pais ou professores no que diz respeito a dificuldades de aprendizagem e/ou estratégias diferenciadas para crianças com deficiência.
  • Indicação de terapias para casos específicos;
  • Avaliação das necessidades específicas da pessoa de acordo com a minha experiência clínica.

Camila Fortes