“Do ato ao pensamento
e do gesto à palavra”
A Psicomotricidade é uma área científica e uma prática terapêutica que estuda o ser humano através da expressão motora do seu corpo, em relação ao seu mundo interno e externo. A Psicomotricidade individual é construída ao longo da vida, um somatório de experiências vividas pelo sujeito, de acordo com o tempo e o espaço social onde vive, e com fatores individuais e de hereditariedade. Mas é na infância que é alicerçada, pois a maturação acompanha o desenvolvimento motor, que se relaciona com os aspetos tónico-afetivos e emotivo-sociais.
Em idade pré-escolar e escolar, a terapia psicomotora permite desenvolver os pré-requisitos e aquisições essenciais para um percurso escolar com êxito, prevenindo desajustamentos futuros.
O foco da intervenção centra-se na promoção da capacidade do indivíduo sentir, pensar e agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Isso consegue-se através de uma harmonização ou re-educação das suas potencialidades motoras, emocionais e cognitivas, aferidas após uma avaliação clínica e de uma anamnese.
A Psicomotricidade intervém em diversas perturbações e em diferentes grupos etários. No Consultório Ephesus Therapeutikum, tendo em conta a experiência da Psicomotricista, atendemos crianças e adolescentes com as seguintes perturbações de origens orgânicas, desenvolvimentais, emocionais e comportamentais: